Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Curso de Letras Diurno

Área do conteúdo

Sobre o curso

Formas de acesso:
  • SISu – O ingresso no curso se dá pelo SISu, da seguinte forma:
    – Primeiro semestre: 40 vagas para Português e Literaturas (manhã); 30 vagas para Português, Francês e Literaturas (manhã); e 50 vagas para Português, Inglês e Literaturas (tarde).
    – Segundo semestre: 30 vagas para Português e Literaturas (tarde); 20 vagas para Português, Alemão e Literaturas (manhã); 50 vagas para Português, Espanhol e Literaturas (tarde); e 20 vagas para Português, Italiano e Literaturas (manhã).
  • Fluxo contínuo – O ingresso também pode acontecer por Edital de Fluxo Contínuo, situação em que o aluno pode continuar os estudos em outra modalidade de seu curso de conclusão; esse tipo de edital é lançado duas vezes ao ano;
  • Mudança de curso – Também é possível a entrada por mudança de curso dentro da própria Instituição (UFC), regida por edital publicado semestralmente.
  • Admissão de graduados e transferência de outras Instituições de Ensino Superior – Essas duas formas de ingresso são regidas por edital publicado anualmente para preenchimento de vagas ociosas nos cursos de graduação.

 

Objetivos:
  • Formar docentes de Língua e Literatura, materna e estrangeira, para atuar na educação de nível Fundamental II e Médio.
  • Motivar a iniciação à pesquisa em língua e literatura, materna e estrangeira.
  • Iniciar a preparação dos discentes para o ingresso na docência universitária, a ser completada na pós-graduação.
  • Qualificar profissionais interessados em língua e literatura.
  • Qualificar discentes para contribuir em outras áreas do conhecimento, no debate interdisciplinar, prestando assessorias nos setores políticos, culturais, em órgãos governamentais, organizações não governamentais etc.

 

Perfil do egresso:

De um modo geral, pretendemos formar indivíduos preocupados com o bem comum e capazes de exercer plenamente sua cidadania. Indivíduos que, uma vez licenciados, possam atuar no magistério de forma crítica e reflexiva, fazendo uso da língua e da literatura, materna e/ou estrangeira, de forma a auxiliar a população atingida por seu trabalho a desenvolver: a) uma competência lingüística de excelência (referente aos processos de recepção: escuta e leitura e de produção: oralidade e escrita, de diferentes discursos); b) um aguçado senso ético e estético e c) um profundo conhecimento e respeito às diferentes variedades linguísticas e às distintas manifestações literárias.
De modo mais específico, a graduação em Letras visa a desenvolver, no aluno, as seguintes características:

  • capacidade de analisar, descrever e explicar a estrutura e funcionamento de línguas específicas, em particular da língua portuguesa utilizada no Brasil, em seus aspectos fonológicos, morfossintáticos, semânticos e discursivo-pragmáticos;
  • capacidade de relacionar questões de uso da língua a conceitos teóricos relevantes e de conduzir investigações sobre a língua e a linguagem e suas manifestações na sociedade;
    domínio ativo e crítico de um repertório representativo das literaturas associadas às línguas
    estudadas, bem como das condições sob as quais a língua se torna literária;
  • conhecimento de diferentes variedades de língua existentes, dos fatores que condicionam tais variedades e das implicações sociais decorrentes dos diferentes usos;
  • respeito às diferentes variedades linguísticas e reconhecimento das implicações sociais decorrentes do uso da norma padrão e das demais variedades em diferentes manifestações discursivas;
  • domínio de conceitos que possibilitem compreender e explicar a linguagem como uma faculdade inata e ao mesmo tempo um fenômeno cognitivo, sócio-histórico e cultural;
    domínio de conceitos que permitam a produção de textos em diferentes gêneros e registros linguísticos;
  • atitude investigativa que favoreça a construção contínua do conhecimento na área e sua aplicação na área das novas tecnologias;
  • conhecimento das diferentes línguas e literaturas nas suas manifestações orais e escrita, assim como das teorias e dos métodos que fundamentam as investigações sobre a linguagem e a arte literária e facilitam a solução dos problemas nas diferentes áreas de saber;
  • capacidade de formular e trabalhar problemas científicos;
  • análise e interpretação de obras literárias baseadas no domínio ativo de um repertório representativo de literatura;
  • conhecimento das relações de intertextualidade e reconhecimento das condições sob as quais a expressão linguística se torna literatura;
  • análise e reflexão crítica da estrutura e do funcionamento de sistemas linguísticos e de manifestações diversas da linguagem, com base no domínio de diferentes noções de gramática e no reconhecimento das variedades linguísticas e dos diversos níveis e registros de linguagem;
  • capacidade de realizar uma classificação histórica, política, social e cultural de produtos e processos linguísticos e literários, particularmente de textos de diferentes gêneros e registros linguísticos e de suas relações com outros tipos de discurso;
  • domínio da terminologia apropriada que possibilite a discussão e a construção do conhecimento referente à(s) língua(s) e à(s) respectivas literatura(s);
  • capacidade para atuar como mediador em contextos interculturais;
  • capacidade para realizar crítica linguística e literária;
  • convivência crítica, responsável e competente com diferentes resultados de pesquisas linguísticas e literárias e capacidade de estabelecer relações com as disciplinas afins e suas perspectivas de investigação científica (interdisciplinaridade).

 

Carga horária:
  • Letras Português e Literaturas
    3.144 horas, das quais
    400 horas de Prática como Componente Curricular (ao longo do processo formativo)
    416 horas de Estágio Supervisionado
    2.528 horas de conteúdo formativo (2.112 horas de disciplinas obrigatórias + 416 de optativas*)
    200 horas de Atividades Complementares
    *Das 416 horas de disciplinas optativas, até 128 horas podem ser de optativas livres
  • Letras Português, Alemão e Literaturas; Português, Espanhol e Literaturas; Português, Francês e Literaturas; Português, inglês e Literaturas, Português, Italiano e Literaturas
    3.784 horas, das quais
    544 horas de Prática como Componente Curricular (ao longo do processo formativo)
    512 horas de Estágio Supervisionado
    3.072 horas de conteúdo formativo (2.592 horas de disciplinas obrigatórias + 480 de optativas*)
    200 horas de Atividades Complementares
    *Das 480 horas de disciplinas optativas, até 128 horas podem ser de optativas livres
Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo