É com imenso pesar que a Coordenação do Curso de Letras Diurno comunica o falecimento da aluna Andressa Barbosa de Almeida, do curso de Letras Português e Espanhol, ontem, sábado, 26 de junho.
Nossa querida Andressa faleceu em decorrência de complicações do lúpus, uma doença autoimune, na idade de 26 anos. Em meio ao tratamento, ela testou positivo para a COVID-19, situação que certamente agudizou o quadro do lúpus. Sua morte inscreve-se também, portanto, no contexto da pandemia que já retirou mais de 512 mil vidas no Brasil, diretamente, e tem concorrido para a perda de tantas outras.
Com seu belo cabelo afro ou trancinhas, roupas, unhas e batons coloridos, o sorriso aberto, a voz suave, encontrar a Andressa era sempre uma alegria. Ela era também muito firme em questões de consciência étnico-racial e política, com uma presença marcante entre as/os colegas do curso, tendo participado de várias gestões do Centro Acadêmico Patativa do Assaré. Por tudo isso, custa acreditar que ela nos deixou.
Neste momento de dor, gostaríamos de expressar solidariedade a todos os familiares, amigas e amigos, professoras e professores, colegas da Andressa, desejando que encontremos conforto na memória e no profundo sentimento de amizade que permanece.
Fortaleza, 27 de junho de 2021
Irenísia Oliveira
Coordenadora do Curso de Letras Diurno