Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Curso de Letras Diurno

Área do conteúdo

Sobre o Curso de Letras Português – Alemão PPC 2022

Acesso rápido: PPC | Estrutura Curricular


O Projeto Pedagógico do Curso de Letras Português e Alemão – Licenciatura em Língua Portuguesa, Língua Alemã e suas Literaturas é o documento norteador da ação educativa no curso e explicita os fundamentos políticos, filosóficos, teórico-metodológicos, assim como objetivos, perfil do egresso e possibilidades de inserção profissional, estrutura e organização curricular, metodologias de ensino e de avaliação, além da gestão acadêmica e da infraestrutura do curso.

PPC Letras Português e Alemão – Licenciatura em Língua Portuguesa, Língua Alemã e suas Literaturas

Formas de acesso:
  • SISu – O ingresso no curso se dá pelo SISu, da seguinte forma:
    – Segundo semestre: 20 vagas para Português, Alemão e Literaturas (manhã).
  • Mudança de curso – Também é possível a entrada por mudança de curso dentro da própria Instituição (UFC), regida por edital publicado semestralmente.
  • Admissão de graduados e transferência de outras Instituições de Ensino Superior – Essas duas formas de ingresso são regidas por edital publicado anualmente para preenchimento de vagas ociosas nos cursos de graduação.
Objetivos:
  • Formar profissionais para funções de magistério de Língua Portuguesa, Língua Alemã suas Literaturas, na educação básica (etapas do Ensino Fundamental II e Ensino Médio) e em cursos livres, a partir de compreensão ampla e contextualizada de educação e educação escolar;
  • Formar profissionais para atividades pedagógicas, incluindo a gestão educacional dos sistemas de ensino e das unidades escolares de educação básica, na perspectiva do princípio constitucional da gestão democrática do ensino;
  • Contribuir para a melhoria permanente da qualidade social da educação e para a valorização profissional do magistério, de maneira geral e, especificamente, nas áreas de Letras e Linguística.
  • Formar profissionais da área de Letras que atuem criticamente na escrita e na leitura em Língua Portuguesa e Língua Alemã, promovendo o diálogo social e cultural em uma constante análise da produção escrita publicada nos diferentes países que produzem textos nesses dois idiomas;
  • Produzir e difundir conhecimentos das áreas de Letras, Literatura e Linguística, na perspectiva de garantir, com qualidade, nas instituições de ensino, os direitos e objetivos de aprendizagem;
  • Formar profissionais que possam contribuir no âmbito de políticas públicas relacionadas ao livro, à leitura e à cultura;
  • Prover competências e habilidades para a redação e a revisão textual em vários âmbitos da atividade econômica e social;
  • Formar profissionais que dominem metodologias e procedimentos científicos para aquisição e produção de conhecimento na área de Letras e Linguística.
  • Contribuir para a elevação geral dos níveis de conhecimento e consciência crítica sobre a linguagem, a literatura e a sociedade, em suas relações, como parte do desenvolvimento humano e social do país e também como forma de conter a proliferação de conteúdos de desinformação e manipulação nas redes sociais e demais mídias.
  • Promover o respeito às diversidades sociais, étnico-raciais, de gênero, linguísticas e culturais, assim como a inclusão de grupos historicamente invisibilizados no âmbito da linguagem, da literatura e da comunicação.
  • Construir uma cultura de inclusão, solidariedade e diálogo, ancorada no uso não violento da linguagem, a fim de contribuir, no âmbito de atuação do profissional de Letras, para a redução dos altos índices de violência na sociedade.
  • Iniciar a preparação para o ingresso na docência universitária, a ser completada na pós-graduação;
  • Preparar o profissional para buscar novas alternativas educacionais, enfrentando como desafio as especificidades do magistério;
  • Habilitar o profissional a acompanhar e compreender os avanços científico-tecnológicos e educacionais e a utilizar novos recursos que favoreçam o estudo das Línguas Portuguesa e Alemã;
  • Habilitar o professor a elaborar programas de ensino e material didático nas Línguas Portuguesa e Alemã adequados à realidade de seus alunos;
  • Dotar os discentes de conhecimentos sobre aspectos da literatura germanófona em geral e, em particular, da cultura dos países de expressão alemã, para que também possam atuar como mediadores culturais no nosso país;
  • Implementar a concepção de professor-pesquisador de sua prática, como veículo de reformulação de concepções, rupturas com percepções tradicionais, mudanças das
    ações escolares e das práticas pedagógicas de sala de aula;
  • Favorecer visão ampla das ciências da natureza, humanas e sociais de modo a aprimorar as práticas educativas e proporcionar uma visão interdisciplinar do conhecimento.
Perfil do egresso:

O egresso do Curso de Letras Português e Alemão – Licenciatura em Língua Portuguesa, Língua Alemã e suas Literaturas terá o seguinte perfil como profissional da área:

  • Formação abrangente na área de Letras Língua Portuguesa e Língua Alemã, reunindo conhecimentos sobre linguagem em seus aspectos filológicos, filosóficos, históricos, teóricos, artísticos, didático-pedagógicos e sociais.
  • Formação pedagógica que inclui a compreensão dos sistemas de ensino federal, estadual e municipal (estrutura, legislação, planos relativos à educação nacional, Base Nacional Comum Curricular), o conhecimento de didática geral e específica da área, psicologia do desenvolvimento e gestão do ensino, assim como a realização de estágios supervisionados.
  • Compromisso ético com a democracia, os direitos humanos e a diversidade cultural e social;
  • Atuação antirracista e promoção de uma cultura de respeito e de diálogo, contra todas as formas de intolerância, discriminação e exclusão.
  • Concepção complexa da linguagem como fenômeno psicológico, educacional, social, histórico, cultural, político e ideológico;
  • Capacidade de analisar, descrever e explicar a estrutura e o funcionamento damorfossintáticos, semânticos e discursivo-pragmáticos;
  • Capacidade de relacionar questões de uso da língua a conceitos teóricos relevantes e de conduzir investigações sobre a língua e a linguagem e suas manifestações na sociedade;
  • Capacidade de análise e reflexão crítica da estrutura e do funcionamento de sistemas linguísticos e de manifestações diversas da linguagem, com base no domínio de diferentes noções de gramática e no reconhecimento das variedades linguísticas e dos diversos níveis e registros de linguagem;
  • Formação estética para a fruição, o estudo e o ensino de literatura;
  • Competência para ler, analisar e produzir textos orais e escritos nas Línguas Portuguesa e Alemã, em diferentes variedades linguísticas, gêneros e contextos de uso;
  • Domínio de um repertório representativo das literaturas de Língua Portuguesa e de Língua Alemã, compreendendo autores canônicos e contemporâneos e incluindo necessariamente obras de autoria feminina, negra e indígena;
  • Domínio dos instrumentais teóricos, analíticos e didático-pedagógicos das áreas de Letras, Linguística e Literatura, assim como autonomia para criticá-los, complementá-los e atualizá-los;
  • Capacidade para realizar crítica linguística e literária em Língua Portuguesa e Língua Alemã;
  • Capacidade de estabelecer relações com as disciplinas afins e suas perspectivas de investigação científica (interdisciplinaridade);
  • Conhecimento de variedades linguísticas existentes, dos fatores que condicionam tais variedades e das implicações sociais decorrentes dos diferentes usos;
  • Respeito às variedades linguísticas do Português e do Alemão e reconhecimento das implicações sociais decorrentes do uso da norma padrão e das demais Língua Portuguesa e da Língua Alemã em seus aspectos fonológicos, variedades em diferentes manifestações discursivas;
  • Conhecimento dos principais debates culturais e artísticos que perpassam as tradições literárias da Língua Portuguesa e da Língua Alemã;
  • Atitude investigativa que favoreça a construção contínua do conhecimento na área e sua aplicação na área das novas tecnologias;
  • Capacidade de lidar com as novas tecnologias desenvolvidas para sua área;
  • Capacidade de aplicar o conhecimento da Língua Alemã em traduções e versões, bem como a análise e compreensão de processos tradutórios;
  • Capacidade de aplicar as normas vigentes dos idiomas estudados na revisão de textos.
  • Condições intelectuais para avançar no processo formativo como professor e pesquisador, estando apto a submeter inscrições em seleções de pós-graduação na área de Letras Português e Alemão;
  • Capacidade para atuar como mediador em contextos interculturais;
  • Qualificação para o debate público, presencial ou nas mídias, sobre temas da área.

O Curso de Letras Português e Alemão – Licenciatura em Língua Portuguesa, Língua Alemã e suas Literaturas continua mantendo contato e se relacionando com seus egressos de várias formas:

  • em eventos científicos e cursos de extensão, divulgados nas redes sociais do Curso e dos Departamentos;
  • nos quatro programas de pós-graduação da área de Letras, ofertados na UFC, inclusive um mestrado profissional voltado para o ensino (PROFLETRAS);
  • nos estágios de docência dos programas de pós-graduação realizados na graduação;
  • pela participação em grupos de estudos e pesquisas sob coordenação dos docentes do curso;
  • como supervisores de estágio de docência dos licenciandos do Curso de Letras nas escolas públicas.
Carga horária:

No total 3.842 horas, das quais:

  • 2.656 horas de Disciplinas Obrigatórias
  • 190 horas de Unidade Curricular Especial de Extensão
  • 448 horas de Disciplinas Optativas
  • 128 horas de Disciplinas Optativas Livres
  • 448 horas de Estágio
  • 100 horas de Atividades Complementares

 

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo