10 a 12/11/2020 – período de matrícula e trancamento total

Data de publicação: 10 de novembro de 2020. Categoria: Calendário universitário (graduação)

Conforme previsto no Calendário Universitário da UFC, de 10 a 12/11/2020 será o período de matrícula curricular e institucional 2020.2 para alunos veteranos, a ser realizada via Internet.

Esse é o período também para os alunos que desejarem solicitar trancamento total, que é aceito em casos específicos: doença atestada pelo Serviço Médico da UFC, mudança de domicílio, exercício de atividade laboral e obrigação de ordem militar. Este procedimento é regido pelas portarias PROGRAD 047 e 048/2019, que podem ser encontradas na aba Normas e formulários

Se o fator gerador do trancamento ocorrer após o início do semestre letivo, a solicitação deverá ser encaminhada no prazo de até 15 dias, limitando-se ao último dia letivo do semestre.

Ingressantes também podem solicitar trancamento total, se atenderem aos requisitos de doença atestada pelo serviço médico da UFC ou obrigação militar.

Para maiores informações sobre trancamento total ou regime especial por doença, clique aqui para ver informações gerais na página da PROGRAD e aqui para conhecer o novo protocolo da CPASE (Coordenadoria de Perícia Médica e Assistência ao Servidor) no período de pandemia.

Matrícula Institucional – Assim como o trancamento total, a matrícula institucional mantém o vínculo com a UFC do aluno que não cursar o semestre letivo. Não necessita de justificativa, mas é limitada a estudantes que integralizaram todos os componentes obrigatórios dos dois primeiros semestres do curso. A matrícula institucional pode ser realizada pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) ou na coordenação de curso.

É importante atentar aos limites para ambas as opções. Segundo o Regimento Geral da UFC, o estudante que interromper seus estudos por quatro semestres letivos, seguidos ou não, seja por trancamento total, matrícula institucional ou abandono temporário, tem o vínculo institucional com a UFC cancelado.

***

O atendimento da Coordenação do Curso de Letras Diurno está sendo realizado de forma remota, pelo e-mail coordenacao@letras.ufc.br, e a entrega de documentos, quando necessária, deve ser feita de forma digitalizada.