Divulgação – Cenário do Rock em Fortaleza na década de 1970 é tema de evento dos ELMC no dia 18; convidada é a cantora Mona Gadelha
Data da publicação: 10 de outubro de 2023 Categoria: EventosCenário do Rock em Fortaleza na década de 1970 é tema de evento dos ELMC no dia 18; convidada é a cantora Mona Gadelha
O cenário do Rock em Fortaleza na década de 1970 é o foco das discussões dos Encontros Literários Moreira Campos (ELMC) no próximo dia 18, às 18h30min, tendo como convidada a cantora, compositora e jornalista Mona Gadelha. Apresentando a paisagem criativa e instigante de “Um itinerário da inquietação”, o bate-papo vai girar em torno do livro Perfume Azul: rock e transgressão em Fortaleza nos anos 70, lançado pela artista em julho deste ano através da Fundação Waldemar Alcântara (Coleção Estante Ceará). A iniciativa será realizada no Auditório José Albano (Av. da Universidade, 2683, Benfica), área 1 do Centro de Humanidades da Universidade Federal do Ceará .
Perfume Azul foi uma banda de rock formada em Fortaleza, em 1976, que teve como fundadores Lúcio Ricardo e Siegbert Franklin. Com influências de diversas vertentes do Rock, do Blues e da MPB, o grupo tinha como característica uma performance inovadora – baseada na cultura Glam – e provocativa aos olhares da conservadora Fortaleza da época.
“O Perfume Azul inseriu em Fortaleza, a performance cênica que lhe serviu de suporte para manifestar uma forma de resistência e sobrevivência do ponto de vista psicossocial, na condição de artistas, jovens, gays (os criadores do grupo), oriundos da classe artística e trabalhadora, em um contexto conservador e autoritário, absorvendo as referências que estavam ao seu alcance e que lhe aguçavam a necessidade da experimentação, alinhando se com elementos da estética tropicalista e do glam rock”, destaca Mona Gadelha, que integrou a banda.
O livro Perfume azul: Rock e transgressão em Fortaleza nos anos 70 é resultado de pesquisa para dissertação de mestrado defendida por Mona Gadelha em 2018, no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, da UFC.
A mediação do evento será feita pelo Prof. Marcelo Magalhães, coordenador dos ELMC. A participação é gratuita e aberta ao público. As inscrições podem ser feitas em link disponível no perfil dos ELMC no Instagram (@e.l.moreiracampos), ou no horário e local do evento. A atividade contará com emissão de certificado.
CONVIDADA – Cantora e compositora, Mona Gadelha é graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (1984) e mestra em Comunicação pela mesma instituição. Atualmente é coordenadora do Laboratório de Música da Escola Porto Iracema das Artes, gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), da Secretaria de Cultura do Ceará. Tem experiência nas áreas de Comunicação e Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente nos seguintes temas: música, festival, discos, produção e show.
SAIBA MAIS – Criado em 1985, pelo escritor Moreira Campos (1914-1994), como Encontros Literários, o projeto Encontros Literários Moreira Campos ganhou esse nome em 1994, em homenagem ao seu fundador. Atualmente, cadastrado como projeto de extensão da UFC, promove a divulgação de iniciativas e debates sobre literatura através de encontros presenciais, lives no canal do projeto no Youtube (https://tinyurl.com/4xpfzdud)
Fonte: Prof. Marcelo Magalhães, coordenador dos Encontros Literários Moreira Campos – e-mail: bolsistasmcampos@gmail.com
Atenciosamente,
Coordenação dos Cursos de Letras UFC