Divulgação – Narrativas de mulheres quilombolas é tema de palestra dos ELMC no próximo dia 22; convidada é a Profª Valéria Lourenço (IFCE)
Data da publicação: 22 de novembro de 2023 Categoria: EventosEEm alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, os Encontros Literários Moreira Campos (ELMC) realizam, no próximo dia 22, às 18h30min, na Sala Capitu, a palestra É a luta que define tudo, com a professora de Língua Portuguesa e Literaturas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE Campus Crateús), Valéria Lourenço. Na ocasião, serão relacionadas a Literatura Brasileira e as narrativas de mulheres quilombolas dentro da perspectiva da ancestralidade, memória e resistência.
A sala Capitu fica no bloco do Programa de Pós-Graduação em Letras, na área 1 do Centro de Humanidades da Universidade Federal do Ceará (Av. da Universidade, 2683, Benfica).
A mediação será feita pelo coordenador dos ELMC, Prof. Marcelo Magalhães. A participação na palestra é gratuita e aberta ao público. As inscrições podem ser feitas em link disponível no perfil dos ELMC no Instagram (@e.l.moreiracampos), ou no horário e local do evento. A atividade contará com emissão de certificado.
MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA – Proposto na década de 1970 pelo Grupo Palmares e oficializado em 2011, o Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro. O objetivo é destacar o protagonismo negro na luta pela abolição e contra o racismo, se contrapondo ao 13 de maio, data alusiva à assinatura da Lei Áurea no Brasil, em 1888. Por conta disso, novembro é considerado o mês da consciência negra, período de reflexão e celebração da cultura afro-brasileira, bem como de luta pela diversidade e contra à discriminação.
CONVIDADA – Valéria Lourenço é graduada em Letras pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e possui mestrado em Cartografia Social e Política da Amazônia pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Atualmente é doutoranda em Literatura comparada pela UFC e professora de Língua Portuguesa e Literaturas do IFCE – campus Crateús. Escritora, publicou Penalva (2018), Aya’ba (2021), O país que me habita (2022) e Para derrubar um gigante com o sopro do vento (no prelo), e tem colaborado em algumas edições do Cadernos Negros (36, 37 e 42). Tem interesse na área de Literaturas, Antropologia, Racismo, Historiografia literária.
SAIBA MAIS – Criado em 1985, pelo escritor Moreira Campos (1914-1994), como Encontros Literários, o projeto Encontros Literários Moreira Campos ganhou esse nome em 1994, em homenagem ao seu fundador. Atualmente, cadastrado como projeto de extensão da UFC, promove a divulgação de iniciativas e debates sobre literatura através de encontros presenciais, lives no canal do projeto no Youtube (https://tinyurl.com/4xpfzdud)
Atenciosamente,
Coordenação dos Cursos de Letras UFC