Fête de la Musique 2021 Casa de Cultura Francesa

Data de publicação: 15 de junho de 2021. Categoria: Eventos

O projeto de extensão FRANCOCULTURE – JOURNÉES DE LA CULTURE FRANCOPHONE, da Casa de Cultura Francesa, sob a coordenação da professora Cláudia Giraud, convida toda a comunidade para a quinta edição da Fête de la Musique.  Iniciado em 2017, o projeto reúne estudantes e professores de francês e francófilos da comunidade em geral para celebrar a língua francesa em suas mais diversas manifestações.
Esta será a segunda edição remota,  em virtude da crise sanitária provocada pela pandemia de COVID-19.  A novidade é que a Fête de la Musique 2021 – Toujours ensemble (Festa da Música 2021 – Sempre Juntos)  terá dois dias de atividades, realizando-se em 20 e 21 de junho próximos.
No domingo, dia 20 de Junho, às 10 horas,   no canal Youtube do Projeto,  estarão disponíveis vídeos produzidos por cantores e músicos que estão em diversas cidades como Fortaleza, Caucaia, Beberibe, Camocim, Sobral, Quito, Paris e Toulouse.
Apesar da Fête de la Musique, tradicionalmente celebrar as mais diversas línguas e estilos musicais, a segunda edição remota continua dedicando o evento  a músicas francófonas.
Além de parceiros e parceiras que  participam do projeto desde 2017, este ano, pela primeira vez, veremos as performances  dos professores Adeline Stervinou e Marco Toledo (Curso de Música UFC-Sobral), do professor Romeu Duarte (Curso de Arquitetura e Urbanismo/UFC) e de  Adriana Barros (Curso de Letras/UECE).
O professor Cícero Miranda (diretor do CH) e as professoras Arivalneide Mendonça e Adriana Colares (CCF) também estão presentes comentando sobre cantores como Stromae, Claude François e Louane Emera. Ao lado deles, os estudantes Viviane Nascimento, Camila Soares e Bruno Silva  (Curso de Letras/UFC), Bruna Vasconcelos e Gisleuda Gabriel (CELEST/UFC) nos trazem informações sobre Henri Salvador, Boulevard des Airs, Angèle,  Maxime Le Forestier e Jean-Pierre Claris, respectivamente.
A programação do dia  21 de junho, segunda-feira consiste em duas mesas redondas. A primeira mesa redonda (De Versailles à Sobral – Faites de la Musique/De Versailles à Sobral – Faça Música)  às 10:00 h, terá a participação dos professores Sylvain Druot, Adeline Stervinou e Marco Toledo.
A segunda mesa redonda, às 18:00 (Chanter, rimer, apprécier: Chansons et Chansonettes /Cantar, rimar, apreciar: Canções e Chansonettes)  terá como debatedores os professores  Ticiana Melo (DLE/UFC) Robson de Oliveira (CCF).

Fonte: Profa. Cláudia Giraud (Coordenadora do Projeto Francoculture – Journées de la Culture Francophone. Professora da CCF/UFC) francoculture.ufc.@gmail.com