Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Curso de Letras Diurno

Área do conteúdo

Minicurso – Clarice e a descoberta de um novo sertão: como desbravar essa leitura?

Data da publicação: 19 de setembro de 2023 Categoria: Eventos

Em meio a nomes como Rachel de Queiroz e Graciliano Ramos — que traziam textos iluminados pelo sol escaldante do sertão brasileiro pouco conhecido — surge o clarão de uma jovem desbravando outro lugar no agreste, mais abstrato, “tão desconhecido quanto: o sertão da alma humana”, para usar as palavras de uma estudiosa clariciana, a professora Yudith Rosenbaum.

Com vistas a esclarecer como se dá essa relação e outras relacionadas, a partir do dia 13 de setembro, interessados poderão se dirigir ao e-mail onarrardeclarice@gmail.com informando nome completo, vinculação institucional (se houver) e discorrendo, em no máximo 50 palavras, o motivo da inscrição. O prazo para se submeter, caso ainda reste vacâncias (haja vista não se tratar de processo seletivo), é até o dia 25 de setembro.

Esse minicurso ocorrerá presencialmente, no Campus Benfica (Fortaleza), às sextas-feiras, nos dias 29/09, 06/10, 20/10, 27/10, 17/11 e 24/11, de 09h30 às 11h10. Ofertam-se 40 vagas, com direito à certificação de 32 horas.

Essa atividade objetiva dar continuidade ao projeto “Como ler Clarice 80 anos depois?” idealizado e organizado pela doutoranda Patricia Souza (PPGLetras -UFC). Na mesma esteira, a
pesquisadora – que desenvolve estudo sobre a escritora e a adaptação de sua obra para o cinema – constituirá o ato de ministrar aulas como campo de atuação e, ao mesmo tempo, espaço celebrativo e atualizador da obra clariciana.

O evento visa proporcionar uma ótica crítica e reflexiva mediante um resgate da cena do nascer literário de Clarice partindo de um olhar retrospecto do sertão clariciano de outra ordem para
uma visão prospectiva de seus escritos, no âmbito da leitura, nos tempos hodiernos. Dessa maneira, pretende-se promover caminhos de leitura favoráveis dessa romancista, cuja sonoridade do nome brilha, de um modo muito especial no panteão das Letras Brasileiras, até os dias de hoje.

Atenciosamente,

Coordenação dos Cursos de Letras UFC

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo