Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Curso de Letras Diurno

Área do conteúdo

Novidades em Língua Portuguesa chegando à Contexto em outubro!

Data da publicação: 10 de outubro de 2023 Categoria: Notícias

Valentin Volóchinov: a vindicação do axiológico é um texto que está muito longe de paráfrases desgastadas e inférteis. Filipe Almeida Gomes faz uma leitura inusitada e inovadora de Volóchinov, leitura que, por isso mesmo, é muito instigante.” — Carlos Alberto Faraco

Ainda pouco estudado de forma consistente, Valentin Volóchinov é o objeto de estudo do novo livro do professor Filipe Almeida Gomes. A obra coloca um dos pensadores mais instigantes do século XX no centro do palco para discutir o lugar da axiologia – ou seja, de uma teoria do valor – em seu pensamento.

Voltada para estudantes de graduação e pós-graduação, professores universitários da área de linguística e pesquisadores dos estudos discursivos, em geral, e dos estudos bakhtinianos, em particular, esta obra, criteriosa e aprofundada, defende a tese de que a axiologia é o elemento central e estruturante das reflexões de Volóchinov sobre filosofia da linguagem e linguística.

Filipe Almeida Gomes é doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). É professor vinculado ao Departamento de Letras e Linguística da Universidade do Estado de Minas Gerais (DELL/UEMG – Ibirité) e professor na graduação e na pós-graduação em Letras da PUC Minas.

Educar jovens, adultos e idosos envolve uma série de particularidades e desafios específicos. Como lidar, por exemplo, com o fato de que alguns desses alunos, por diversos motivos, precisaram abandonar a escola no passado?

Mergulhando nessa e em outras questões, as autoras argumentam que a educação linguística para esse público deve ser um processo inclusivo, que integre conhecimentos dos(as) estudantes, gêneros textuais e práticas significativas.

O 5º volume da coleção Linguagem na Universidade convida a repensar as práticas pedagógicas, abrindo caminhos para tornar a educação de jovens, adultos e idosos mais atrativa, relevante e eficaz, baseada em abordagens inovadoras e inclusivas.

Paula Cobucci tem licenciatura plena em Letras – Língua Portuguesa e Literatura, mestrado e doutorado em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB), onde é professora efetiva. Trabalha na área de Linguagens, Literatura e Alfabetização na Faculdade de Educação da mesma universidade, sendo responsável pelas disciplinas de Ensino e Aprendizagem da Língua Materna, Processos de Alfabetização e Letramentos e Oficina de Textos Acadêmicos.

Veruska Machado é licenciada e bacharel em Letras, especialista em Língua Portuguesa, mestre e doutora em Educação. Já atuou como docente nas séries finais do ensino fundamental, no ensino médio e em cursos de licenciatura em Letras e de Pedagogia. Exerce a função de técnica em assuntos educacionais na Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação.

 

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo