O que é a supressão e o trancamento de disciplinas?

Data de publicação: 25 de julho de 2024. Categoria: Cursos, Notícias

Como e quando posso solicitar a supressão?

A supressão pode ser solicitada, nos períodos definidos no Calendário Universitário, pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Esse período de supressão é até o dia 15 de agosto no menu “Ensino”. Será possível imprimir um comprovante e acompanhar o andamento do pedido pelo próprio sistema. Após homologada pela coordenação de curso, não será mais possível cancelar a solicitação.
Posso solicitar supressão de todas as disciplinas do semestre?
Sim. Nesse caso o status da supressão mudará para trancamento total. Entretanto, bolsistas de qualquer programa da UFC perderão esta condição se suprimirem todas as disciplinas.
Posso suprimir disciplinas já consolidadas?
Apenas nos casos de expectativa de reposição de aulas para estudantes que não conseguiram acompanhar as atividades nas turmas é que será possível a supressão, caso haja interesse dos discentes.
Posso suprimir uma disciplina que já tranquei em semestres anteriores?
Não.
Trancamento parcial será convertido para supressão?
Não.
Supressão pode afetar meu pedido de Distinção Acadêmica futuramente?
Se você atender os demais requisitos e conseguir concluir o curso no tempo padrão estabelecido no projeto pedagógico, não afetará.
Nas disciplinas que eu não suprimir a contagem de faltas será zerada e reiniciada?
Não. A partir do reinício das atividades letivas controle de frequência nas disciplinas continuará de onde havia parado.
Nas disciplinas que eu não suprimir as ausências de julho vão ser contabilizadas?
Sim. A retomada das atividades presenciais seguirá o fluxo de atividades do semestre.
Nas disciplinas que eu não suprimir haverá reprovação por falta?
O controle de frequência continuará a ser feito nas turmas. É preciso que o estudante esteja atento à sua assiduidade.
Qual o procedimento para realizar o trancamento parcial de matrícula?
O aluno deve solicitar à Coordenação de Curso no prazo estabelecido pelo Calendário Universitário. O trancamento também poderá ser realizado até o dia 15 de agosto.
Ainda ficou com dúvidas? Acesse o Site da Prograd: https://www.prograd.ufc.br
PAIP Amo Letras UFC