Esta oficina surgiu a partir da popularização dos quadrinhos, em seus diferentes estilos, ao longo do século XXI, bem como de sua utilização em sala de aula desde os Parâmetros Curriculares Nacionais (1996). Porém, tal fato levou à percepção dos quadrinhos como “gênero textual”, o que tem sido motivo de discussões a partir, por exemplo, dos estudos de Ramos (2009) sobre o questionamento se os quadrinhos seriam gêneros ou hipergêneros, definição esta defendida por Maingueneau (2010), em razão das fracas restrições que alguns textos possuem para serem enquadrados como gênero textual. Para o entendimento da Nona Arte como hipergênero, é necessário de antemão entender o que seria um gênero textual; para isto, utilizamos teorias propostas por Marcuschi (2003) acerca da definição e funcionalidade destes. Para fins dessa discussão, veremos os estudos de Groensteen (2016), além dos citados Maingueneau, Ramos e Marcuschi.
Link do formulário:
Atenciosamente,
Coordenação dos Cursos de Letras UFC