Sete dias de falecimento do Rômulo – Memória
Data da publicação: 1 de fevereiro de 2021 Categoria: Sem categoriaCaros/as alunos/as,
Hoje faz sete dias que o Rômulo, funcionário da Coordenação do Curso de Letras Diurno, faleceu por COVID-19. A falta dos rituais da despedida tem retirado de nós espaços e tempos para o trabalho de luto e memória. Nosso lamento se dispersa e esconde em meio às diversas pressões da rotina.
Esse sentimento de que algo realmente essencial deixou de ser feito levou-me também a pensar que nosso Curso de Letras precisa construir uma memória. Uma memória dos que se foram, uma memória de nós neste momento da vida universitária e comunitária do Curso de Letras da UFC, uma memória como elo entre nós, como ponte entre o passado e o futuro.
E isso precisamos fazer não em nome de alguma nostalgia ou de algum ufanismo. Nós precisamos construir nossa memória para nos humanizarmos.
Recebi mensagens de várias pessoas sobre o Rômulo, li textos que me encaminharam publicados em redes sociais, vi mensagens de colegas. Eu gostaria de reunir todas essas manifestações e outras que chegarem e iniciar com elas um arquivo de memória do Curso de Letras, que ficará disponível em nossa página. Peço que me encaminhem suas mensagens sobre/ao Rômulo, no fórum do SIGAA, com a permissão para que eu publique na página. Receberemos as manifestações de vocês até 15/02/2021 e as trabalharemos para publicar com um mês do falecimento, dia 25/02/2021. A família dele será comunicada sobre essa homenagem.
Com o tempo, iremos acrescentando outros materiais, como as turmas que se graduaram, os registros dos trabalhadores que apoiam as atividades de ensino no prédio, o próprio prédio, os professores em sala com suas turmas etc. etc. O primeiro material será de uma perda, de um acontecimento muito triste, mas que nos faz entender a necessidade da memória.
Aguardo as manifestações de vocês.
Abraços,
Irenísia Oliveira
Coordenadora do Curso de Letras Diurno