Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Curso de Letras Diurno

Área do conteúdo

Sobre o Curso de Letras Português – Inglês PPC 2024

Acesso rápido: PPC | Estrutura Curricular


O Projeto Pedagógico do Curso de Letras Português e Inglês – Licenciatura em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e suas Literaturas é o documento norteador da ação educativa no curso e explicita os fundamentos políticos, filosóficos, teórico-metodológicos, assim como objetivos, perfil do egresso e possibilidades de inserção profissional, estrutura e organização curricular, metodologias de ensino e de avaliação, além da gestão acadêmica e da infraestrutura do curso.

PPC Letras Português e Inglês – Licenciatura em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e suas Literaturas

Formas de acesso ao Curso:
  • SISu – O ingresso no curso se dá pelo SISu, da seguinte forma:
    – Primeiro semestre: 50 vagas para Letras Português e Inglês e suas Literaturas no primeiro semestre do ano letivo (tarde).
  • Mudança de curso – Também é possível a entrada por mudança de curso dentro da própria Instituição (UFC), regida por edital publicado semestralmente.
  • Admissão de graduados e transferência de outras Instituições de Ensino Superior – Essas duas formas de ingresso são regidas por edital publicado anualmente para preenchimento de vagas ociosas nos cursos de graduação.
Objetivos:
  • Formar profissionais para funções de magistério de Língua Portuguesa, Língua Inglesa suas Literaturas, na educação básica (etapas do Ensino Fundamental II e Ensino Médio) e em cursos livres, a partir de compreensão ampla e contextualizada de educação e educação escolar;
  • Formar profissionais para atividades pedagógicas, incluindo a gestão educacional dos sistemas de ensino e das unidades escolares de educação básica, na perspectiva do princípio constitucional da gestão democrática do ensino;
  • Contribuir para a melhoria permanente da qualidade social da educação e para a valorização profissional do magistério, de maneira geral e, especificamente, nas áreas de Letras e Linguística;
  • Formar profissionais da área de Letras que atuem criticamente como escritores e leitores em Língua Portuguesa e Língua Inglesa, promovendo o diálogo social e cultural em uma constante análise da produção escrita publicada nos diferentes países que produzem textos nesses dois idiomas;
  • Produzir e difundir conhecimentos das áreas de Letras, Literatura e Linguística, na perspectiva de garantir, com qualidade, nas instituições de ensino, os direitos e objetivos de aprendizagem;
  • Formar profissionais que possam contribuir no âmbito de políticas públicas relacionadas ao livro, à leitura e à cultura;
  • Prover competências e habilidades para a redação e a revisão textual em vários âmbitos da atividade econômica e social;
  • Formar profissionais que dominem metodologias e procedimentos científicos para aquisição e produção de conhecimento na área de Letras e Linguística;
  • Contribuir para a elevação geral dos níveis de conhecimento e consciência crítica sobre a linguagem, a literatura e a sociedade, em suas relações, como parte do desenvolvimento humano e social do país e também como forma de evitar a proliferação de conteúdos de desinformação e manipulação nas redes sociais e demais mídias;
  • Promover o respeito às diversidades sociais, étnico-raciais, de gênero, linguísticas e culturais, assim como a inclusão de grupos historicamente invisibilizados no âmbito da linguagem, da literatura e da comunicação;
  • Construir uma cultura de inclusão, solidariedade e diálogo, ancorada no uso não violento da linguagem, a fim de contribuir, no âmbito de atuação do profissional de Letras, para a redução dos altos índices de violência na sociedade;
  • Iniciar a preparação para o ingresso na docência universitária, a ser completada na pós-graduação;
  • Preparar o profissional para buscar novas alternativas educacionais, enfrentando como desafio as especificidades do magistério;
  • Habilitar o profissional a acompanhar e compreender os avanços científico- tecnológicos e educacionais e a utilizar novos recursos que favoreçam o estudo das Línguas Portuguesa e Inglesa;
  • Habilitar o professor a elaborar programas de ensino e material didático nas línguas portuguesa e inglesa adequados à realidade de seus alunos;
  • Implementar a concepção de professor-pesquisador de sua prática, como veículo de reformulação de concepções, rupturas com percepções tradicionais, mudanças das ações escolares e das práticas pedagógicas de sala de aula;
  • Favorecer visão ampla das ciências da natureza, humanas e sociais de modo a aprimorar as práticas educativas e proporcionar uma visão interdisciplinar do conhecimento.
Perfil do egresso:

O egresso do Curso de Letras Português e Inglês – Licenciatura em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e suas Literaturas terá o seguinte perfil como profissional da área:

  • Formação abrangente na área de Letras Língua Portuguesa e Língua Inglesa, reunindo conhecimentos sobre linguagem em seus aspectos filológicos, filosóficos, históricos, teóricos, artísticos, didático-pedagógicos e sociais;
  • Formação pedagógica que inclui a compreensão dos sistemas de ensino federal, estadual e municipal (estrutura, legislação, planos relativos à educação nacional, Base Nacional Comum Curricular), o conhecimento de didática geral e específica da área, psicologia do desenvolvimento e gestão do ensino, assim como a realização de estágios supervisionados;
  • Compromisso ético com a democracia, os direitos humanos e a diversidade cultural e social;
  • Atuação antirracista e promoção de uma cultura de respeito e de diálogo, contra todas as formas de intolerância, discriminação e exclusão;
  • Concepção complexa da linguagem como fenômeno psicológico, educacional, social, histórico, cultural, político e ideológico;
  • Capacidade de analisar, descrever e explicar a estrutura e o funcionamento da língua portuguesa e da língua inglesa em seus aspectos fonológicos, morfossintáticos, semânticos e discursivo-pragmáticos;
  • Capacidade de relacionar questões de uso da língua a conceitos teóricos relevantes e de conduzir investigações sobre a língua e a linguagem e suas manifestações na sociedade;
  • Capacidade de análise e reflexão crítica da estrutura e do funcionamento de sistemas linguísticos e de manifestações diversas da linguagem, com base no domínio de diferentes noções de gramática e no reconhecimento das variedades linguísticas e dos diversos níveis e registros de linguagem;
  • Formação estética para a fruição, o estudo e o ensino de literatura;
  • Competência para ler, analisar e produzir textos orais e escritos nas línguas portuguesa e inglesa, em diferentes variedades linguísticas, gêneros e contextos de uso;
  • Domínio de um repertório representativo das literaturas de língua portuguesa e de língua inglesa, compreendendo autores canônicos e contemporâneos e incluindo necessariamente obras de autoria feminina, negra e indígena;
  • Domínio dos instrumentais teóricos, analíticos e didático-pedagógicos das áreas de Letras, Linguística e Literatura, assim como autonomia para criticá-los, complementá-los e atualizá-los;
  • Capacidade para realizar crítica linguística e literária em língua portuguesa e língua inglesa;
  • Capacidade de estabelecer relações com as disciplinas afins e suas perspectivas de investigação científica (interdisciplinaridade);
  • Conhecimento de variedades de língua existentes, dos fatores que condicionam tais variedades e das implicações sociais decorrentes dos diferentes usos;
  • Respeito às variedades linguísticas do Português e do Inglês e reconhecimento das implicações sociais decorrentes do uso da norma padrão e das demais variedades em diferentes manifestações discursivas;
  • Conhecimento dos principais debates culturais e artísticos que perpassam as tradições literárias da língua portuguesa e da língua inglesa;
  • Atitude investigativa que favoreça a construção contínua do conhecimento na área e sua aplicação na área das novas tecnologias;
  • Capacidade de lidar com as novas tecnologias desenvolvidas para sua área;
  • Capacidade de aplicar o conhecimento da língua inglesa em traduções e versões, bem como a análise e compreensão de processos tradutórios;
  • Capacidade de interpretar simultânea ou consecutivamente textos orais da língua inglesa;
  • Capacidade de aplicar as normas vigentes dos idiomas estudados na revisão de textos;
  • Condições intelectuais para avançar no processo formativo como professor e pesquisador, estando apto a submeter inscrições em seleções de pós-graduação na área de Letras Português e Inglês;
  • Capacidade para atuar como mediador em contextos interculturais;
  • Qualificação para o debate público, presencial ou nas mídias, sobre temas da área.

O Curso de Letras Português e Inglês – Licenciatura em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e suas Literaturas continua mantendo contato e se relacionando com seus egressos de várias formas:

  • em eventos científicos e cursos de extensão, divulgados nas redes sociais do Curso e dos Departamentos;
  • nos quatro programas de pós-graduação da área de Letras, inclusive um mestrado profissional voltado para o ensino (PROFLETRAS);
  • nos estágios de docência dos programas de pós-graduação realizados na graduação;
  • pela participação em grupos de estudos e pesquisas sob coordenação dos docentes do curso;
  • como supervisores de estágio de docência dos licenciandos do Curso de Letras nas escolas públicas.
Carga horária:

No total 3.934 horas, das quais:

  • 2.688 horas de Disciplinas Obrigatórias
  • 186 horas de Unidade Curricular Especial de Extensão
  • 448 horas de Disciplinas Optativas
  • 128 horas de Disciplinas Optativas Livres
  • 512 horas de Estágio
  • 100 horas de Atividades Complementares
Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo